SOCORRO, SE (POLÍTICA A JATO) – O Partido Progressistas homologou a candidatura à reeleição do prefeito Padre Inaldo, em Nossa Senhora do Socorro, na noite da última quarta-feira (16). O filho do ex-prefeito Zé Franco, Manelito Franco (DEM), foi confirmado como vice.
No entanto, o que mais chamou a atenção da população foi a grande quantidade de pessoas presentes no Ginásio do SESI.
O evento, que deveria ter sido restrito por conta da pandemia da Covid-19, registrou inúmeras aglomerações e vários flagrantes de desrespeito as normas sanitárias impostas por meio de decreto do Governo de Sergipe.
O ginásio, que tem capacidade em torno de 2 mil pessoas, estava lotado. Ou seja, não houve o distanciamento mínimo entre as pessoas, o que é recomendado não só em decretos, mas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Vale lembrar que eventos considerados de grande porte, estão proibidos de serem realizados no estado. Segundo o próprio decreto estadual, estão apenas liberadas atividades que reúnam, no máximo, até 100 pessoas.
Um dos vídeos publicados em redes sociais mostra uma banda estilo Olodum tocando e pessoas dançando em meio aglomeração.
Além de desrespeitar normas sanitárias, o uso de banda em evento político neste período eleitoral pode configurar prática de showmício, que é vedado pela legislação eleitoral.
O atual gestor, Padre Inaldo, fez uso das redes sociais para agradecer o apoio de Zé Franco e do Democratas.