O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria Estadual de Saúde, começou a utilizar uma tecnologia que tem como objetivo localizar com maior precisão a veia de pacientes que precisam fazer procedimentos intravenosos, reduzindo a necessidade de uma segunda punção e o risco de formar hematomas.
Chamado de Venoscópio, o aparelho atua por meio de LEDs, que permitem visualizar a rede venosa por baixo da pele. Esse tipo de procedimento passa a ser mais seguro, evitando punções mal sucedidas e mais econômico, reduzindo o custo dos materiais descartáveis.
A utilização ocorre quando se aproxima o Venoscópio na pele do paciente e o aparelho deixa bem visíveis as veias, assim o profissional da saúde tem uma visão privilegiada. Isso permite um trabalho mais rápido e indolor.
A dona de casa, Estefany Ingrid Magalhães, teve a primeira experiência com o equipamento com o seu filho. Segundo ela, a coleta de sangue foi mais tranquila. “O aparelho novo deu para visualizar melhor a veia dele e facilitou a coleta de sangue. Ajudou muito porque antes havia uma dificuldade e de vez em quando se tornava dolorido para a criança. Agora foi mais tranquilo”, disse.
A superintendente do hospital, Catharina Costa, explica que a ideia é trazer mais tranquilidade aos pais, já que as crianças muitas vezes ficam inseguras quando o profissional de saúde vai realizar a punção. “A tecnologia também é uma grande aliada na humanização dos atendimentos pediátricos. O aparelho Venoscópio facilita o procedimento de punção venosa evitando o excesso de tentativas, além de melhorar a segurança dos pacientes”, afirmou.
Ascom/SES