BRASÍLIA, DF (POLÍTICA A JATO) – O deputado federal, Fábio Mitidieri (PSD-SE), puxou o coro para discutir na comissão de esportes na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que tem como objetivo transformar os times de futebol em Sociedades Anônimas (S/A).
O evento ocorreu hoje (09) após requerimento do próprio deputado sergipano e do Hugo Leal, que é deputado pelo estado do Rio de Janeiro.
Os parlamentares discutiram o PL 5082/16, que estabelece as condições para que clubes de futebol, federações e ligas se transformem em sociedades anônimas (S/A), com ações negociadas em bolsas.
No twitter, o sergipano fez questão de postar fotos ao lado de convidados como o presidente do Confiança, Yago França, e o presidente do Sport Clube Corinthians, Andrés Sanchez.
O projeto busca criar condições para o fortalecimento financeiro dos clubes e competições de futebol no País.
Eles poderão criar uma SAF, que venderá ações e debêntures no mercado para captar recursos ou atrair sócios estratégicos, assim como ocorre com clubes europeus.
No Brasil, os times de futebol são constituídos sob a forma de associações civis sem fins lucrativos, o que inviabiliza o acesso ao mercado de capitais.