Juiz suspende divulgação de pesquisa do Dataform em Simão Dias

0
161

SIMÃO DIAS, SE (POLÍTICA A JATO) – O juiz Henrique Brito de Carvalho, da 22° Zona Eleitoral, determinou a suspensão da pesquisa de intenção de voto, realizada pelo ECM/Dataform, no município de Simão Dias.

O magistrado verificou que houve vícios nos no formulário da pesquisa, o que pode viabilizar resultados equivocados e comprometer as campanhas eleitorais e até mesmo o comportamento do eleitor.

um dos vícios encontrados está no item 1 da pesquisa eleitoral ao questionar: o que seria melhor para o Município de Simão Dias nas eleições deste ano? Apresenta como opções: a) eleger o candidato de Marival e Belivaldo; b) eleger o candidato de Valadares? c) eleger outro candidato? Quem? 

Porém, segundo o juíz, se trata de questionamento que, como não envolve os nomes dos reais candidatos a prefeito no Município de Simão Dias-SE, tende a induzir a resposta do entrevistado, o qual pode ser influenciado pela popularidade/impopularidade que tais figuras estranhas ao pleito eleitoral possam representar.

Assim sendo, o magistrado determinou que o ECM/Dataform NÃO PROMOVA a divulgação dos resultados da pesquisa registrada sob nº SE-08447/2020, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em caso de descumprimento, além do crime de desobediência.

Os números seriam divulgados nesta segunda-feira (19), possivelmente pelo semanário digital do Jornal Cinform.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui