SOCORRO, SE (POLÍTICA A JATO) – Uma recente pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais e Estatísticas (IPESE) aponta por uma polarização entre Padre Inaldo e Dr. Samuel Carvalho no município de Nossa Senhora do Socorro.
O instituto ouviu 548 eleitores por telefone e perguntou acerca do novo Coronavírus, mas ao final do questionário indagou sobre a avaliação do prefeito Inaldo e em quem o eleitor votaria se as eleições fosse hoje.
O IPESE fez o levantamento entre os dias 20 e 25 de maio e fez o registro no dia 01 de junho sob o número SE-02144/2020.
O Política a Jato buscou saber detalhes da pesquisa, mas só encontrou uma postagem com uma caricatura do Padre Inaldo afirmando que ele estaria à frente na modalidade espontânea.
Não houve sequer a divulgação no que tange a avaliação da gestão de Inaldo, tampouco mostrou o terceiro e quarto colocado. Além disso, nem os números de indecisos ou branco e nulo foram divulgados.
O Política a Jato avalia como suspeita a maneira como foi divulgada a pesquisa, mostrando apenas os números favoráveis ao Padre Inaldo. De certo modo, o Política a Jato credencia o IPESE como um instituto de credibilidade e confiança.
Pela pesquisa espontânea, ou seja quando não são apresentados os nomes dos possíveis candidatos, Padre Inaldo e Dr. Samuel travam um duelo a parte. O prefeito aparece com 13,3%, enquanto o deputado pontua 8,0%.
A margem de erro não foi divulgada, mas se levarmos em consideração um índice de 5%, os dois estariam empatados tecnicamente.
Isso significa dizer que mesmo em uma pesquisa espontânea, divulgada apenas pela equipe do prefeito Inaldo, o deputado Samuel Carvalho acaba encabeçando uma boa disputa com o atual gestor.