Sergipe está à beira de um colapso na saúde

0
392

SERGIPE, (POLÍTICA A JATO) – O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde no fim da tarde desta quinta-feira (25), traz números preocupantes no que tange à ocupação de leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 no Estado.

Segundo a SES, a rede pública de Saúde chegou a 90,5% de ocupação, enquanto que a rede privada opera acima da sua capacidade com 109,6% de ocupação.

Os dados são indícios de um iminente colapso na saúde, já que existem apenas cerca de 14 leitos de UTI disponíveis para tratar pacientes adultos infectados pelo novo Coronavírus.

Aliado a isso está também a estabilidade alta do número de novos casos registrados diariamente em Sergipe. Essa média variou de 701 a 1326 casos nos últimos sete dias.

Hospitais públicos como HUSE João Alves, Hospital da PM, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospital São José, Renascença e HU já operam com a capacidade máxima, ou seja, 100% de ocupação dos leitos de UTI COVID.

Se a situação continuar no ritmo atual, o governador Belivaldo Chagas terá que tomar medidas ainda mais duras ou faltará leitos para novos pacientes graves tanto na rede pública quanto na privada.

Vale lembrar que na última coletiva de imprensa, o chefe do executivo estadual sinalizou que irá ampliar a quantidade de leitos exclusivos para o novo Coronavírus.

No entanto, a rapidez com que o vírus está se disseminando, provavelmente uma medida como Lockdown deverá ser anunciada. Senão, nem os novos leitos serão suficientes para frear a alta demanda hospitalar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui